quinta-feira, 9 de abril de 2015

georgia on my mind: o mito, os mitos e forfaits


georgia on my mind. um dos mais conhecidos e viscerais standards da história da musica -  uma composição dos anos 30 -  que não só demonstra, como poucas, mas atesta, que a forma clean de se alcançar a imortalidade dá-se através da produção de uma melodia onde letra e música combinam sensibilidade e sofisticação sem falsos rebuscamentos. e sendo sofisticadamente simples, resulta ainda mais quanto mais simples ela for interpretada, ainda que seja passível de adornos e salamaleques. 

irremediavelmente associada a ray charles que a " popularizou", contraditoriamente, descobre-se a cada outra versão escutada que não é dele a interpretação mais técnica ou mesmo mais emocional. mas ray é ray, e por certo o fato de ser um artista cego, e as condições em que sua cegueira " foi instalada" pelo preconceito racial que lhe negou atendimento, constrói uma mística que há de se registrar não seria possível se charles não transbordasse talento em feixes em reposta a luz que não se reflete em seus olhos. mas é dele o mérito, inegável, de popularizar georgia para os modernos, quando modernos eram os anos 60, já que a canção teve gravações antológicas nas décadas anteriores.

por outro lado, sendo um standard, caminho fácil, julgam muitos, para alcançar a celebridade, torna-se um pântano - a georgia musical é uma terra de pântanos - onde escorregam, quando não afundam, muitas estrelas de reconhecida competência e valor técnico, como van morrison, annie lennox, robert plant, deep purple, loggins&messina, cold play e por arrasto também castigando o oportunismo musical de michael bolton, michel buble, sem falar de garou, usher e dezenas e dezenas de sacripantas, incluindo os novos das produções que tentam fabricar ídolos como o the voice, o idol, que nada mais são que ponto de encontro de pulhas arrumadinhos e jurados de igual teor e densidade.

georgia não é para amadores. mas o que é amador*?, o que é profissional?, principalmente no mercado musical do hoje em dia? é de se perguntar, quando um cantor de rua, nem sequer ouvido, vai muito além de nomes internacionalmente conhecidos, combinando a tal simplicidade com a intensidade de quem foi ao chão como um baque, só que não surdo, mas sim absolutamente musical.e se mais dúvidas persistirem você encontra aqui um painel onde, surpreendentemente, gravações caseiras, até de comemoração de aniversário de casamento, deixam para trás nomes consagrados com toda uma superestrutura de produção aportada.

imortal, georgia on my mind acaba sendo ela mesma, por estas e outras, um toque sobre a nossa mortalidade, nossos enganos e nossos - poucos - acertos, diante da impossibilidade de se fugir da mesma, por mais que religiões digam o contrário, pois o espírito humano precisa, para continuar vivo, de um corpo ou de um nome para ser chamado ou lembrado, e assim continuar vivo apesar da morte que lhe cai, as vezes como um luva, mesmo em vida, musical.

no peace i find, georgia. there will always be some georgia in our minds. 






* inicialmente a ideia era publicar tão-somente uma ¹seleção hiper-rigorosa das gravações de georgia on my mind que realmente valessem a pena, o que reduziria, certamente, esta enxurrada de posts(nosso mais longa especial, que foi além do mês de março, com 7 publicações diárias) a cerca de um terço. 

como nosso critério top privilegia as gravações cruas(como a publicada acima, ou jerry lee lewis, por exemplo) ou o cool e o less is more, e talvez até por isso mesmo, abrimos o leque para que os ouvintes pudessem sentir em meio a enxurrada " de vozes tonitroantes" - as chamadas " a voz", quesito sempre arraigado a potência e timbre diferenciado, com peso nos graves, e também as interpretações que abusam dos meneios, floreios e modulações -  aquelas que sem gritos, e sem maiores alardes, sobressaem-se disparadamente e diretamente ao topo, justamente por não quererem ser nada disto mas tão somente o canto na sua forma e expressão mais elaborada: a simplicidade. o que irrefutavelmente só se consegue com talento e coragem, de fugir do óbvio ou da falsa inovação, pois a simplicidade - na música como na vida - nada mais é que a depuração do supérfluo num mundo onde o supérfluo é estabelecido como essencial.

por isso, musicalmente - e não só - se depender do tocomusicadeouvido o essencial jamais será o supérfluo.

¹ paulatinamente vamos promover a migração dos posts sobre georgia para o blog alwaysgeorgiaonmymind.blogspot.com que dedica-se exclusivamente a georgia, com estas e toda e qualquer outra gravação e ou informação sobre georgia on my mind, deixando no tocomusica apenas esta seleção. ao longo do ano publicaremos o top seven, masculino e feminino crème de la crème desta seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário